Quem somos
Criada em 2014, a Axía Inteligência em Negócios Culturais é reflexo da experiência de mais de 15 anos de Daniele Dantas em gestão e políticas culturais. Com o propósito de apoiar processos decisórios mais assertivos e orientados por referenciais claros de gestão para as artes e cultura, o uso de dados na construção de informação relevante e o desenho de estratégias que fomentem e evidenciem o valor de projetos, negócios e instituições culturais são centrais na Axía. Com isso, o que se busca é alavancar resultados tangíveis e intangíveis em arte e cultura, pois o nosso valor é ampliar o valor de seus projetos e negócios.
O que é Axía e por que usar a letra ξ no logo?
Axía, em grego moderno (αξία), significa valor. Substantivo que indica o preço ou valor de uma coisa, apoiando a distinção em situações merecedoras de admiração, entre outras apreciações.
A segunda letra da grafia de Axía em grego (αξία) é a letra csi minúscula (ξ), décima quarta letra do alfabeto grego, e corresponde ao x, do alfabeto latino. Sua escolha traduz aspectos importantes para a Axía Inteligência em Negócios Culturais. Essa letra minúscula é usada com símbolo, entre outros, de variáveis aleatórias; que é uma variável quantitativa para a qual o resultado depende de fatores aleatórios sendo, mesmo quando se conhecem os resultados possíveis, medição de um parâmetro que pode entregar resultados diferentes. Seu conceito carrega a representação da incerteza e é esse tipo de fenômeno que representa, tanto em estatística quanto em outros métodos quantitativos.
Esses aspectos são importantes desafios nos processos de construção e mensuração do valor em arte e cultura e fundamentam a Axía Inteligência em Negócios Culturais em todos os processos de trabalho.
Daniele Dantas
Apaixonada por arte, cultura e números. Antevasin* por essência, buscou formação em áreas diferentes e complementares como possibilidade de olhar para seu universo de trabalho por perspectivas diferentes.
No mundo das artes e cultura desde 2002, foi produtora cultural de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, atuando com artes visuais, teatro, música, museus e artes integradas. Trabalhou desde o planejamento, gestão e produção até a prestação de contas e avaliação de projetos e seus resultados, atuando também na curadoria e organização de seminários e eventos acadêmicos e corporativos.No doutorado – UFRJ/IBICT (Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia) – pesquisa ativos intangíveis culturais e aspectos relacionados ao valor, reconhecendo a importância e complexidadedo tema para as artes e cultura.
Tem mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (IBGE/ENCE), com pesquisa sobre construção e uso de indicadores na gestão cultural. Sua dissertação foi selecionada no programa “Itaú Cultural Observatório Cultural de Economia da Cultura 2017”, na categoria “Pesquisa Concluída”. Com a mesma pesquisa, recebeu Menção Honrosa na Segunda edição do Prêmio IPP Mauricio de Almeida Abreu, em 2017.Especialista em Estatística Aplicada, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DEMAT/UFRRJ); Gestão Pública Municipal, pela Escola de Contas e
Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ); e Análise Ambiental e Gestão do Território (IBGE/ENCE); é bacharel em Produção Cultural, pela Universidade Federal Fluminense, e técnica em Contabilidade.
Mentora de Negócios pela INNASA/ABMEN, com Certificação PMBM (nº EX-025-2020-BR).
Trabalha com dados e indicadores culturais e métodos aplicados aos processos de gestão, incluindo monitoramento e avaliação na gestão cultural, com uso de analítica de dados e big data estratégico. Com sua participação em eventos acadêmicos no Brasil e no exterior, tem textos publicados em português, espanhol e inglês, disponíveis em plataformas acadêmicas e portais de eventos.
* palavra do sânscrito que representa a saída do centro literal de um ambiente para uma existência nas fronteiras, em seus limites com outros ambientes, num lugar onde se pode conviver com ambos.
Como funciona
Gestão
Data driven
-
Organização e Análise de Dados
-
Gestão da Informação
-
Levantamentos e Pesquisas (Qualitativas e Quantitativas)
-
Ferramentas de Monitoramento e Avaliação
-
Modelagem e Estudos de Impacto
-
Relatórios Gerenciais e de Audiência
-
Mapeamento de Ativos Culturais
-
Planejamento de Cenário
-
Sustentabilidade Gerencial
-
Valuation
Insights e Inspirações
-
Palestras
-
Curadoria e Produção de Conteúdo
-
Artigos
-
Podcasts
-
Estudos temáticos
Treinamento e Transformação
-
Workshops (Turmas e In Company)
-
Oficinas (Turmas e In Company)
-
Cursos (Turmas e In Company)
-
Ferramentas
-
Mentoria de Negócios